segunda-feira

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

O avanço das novas tecnologias de informação trouxe mudanças nos sistemas de trabalho, nos negócios, transformando as operações produtivas, alterando a estrutura social.
Cada vez mais, com o aperfeiçoamento das tecnologias, onde o homem pode se comunicar de qualquer parte do mundo através da Internet, exige-se um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e que seja capaz de se adaptar às constantes mudanças.
Sabemos que a modernização da sociedade e o acesso ao conhecimento através das novas tecnologias é inevitável. Neste sentido, a escola deve dispor de todos os recursos existentes na sociedade pois ao contrário ela ficará absoleta, não acompanhando as mudanças sociais.Para tanto, o professor deve atuar como mediador da aprendizagem, possibilitando ao educando a construção do próprio conhecimento através das interações.Ensinar com as novas tecnologias não é adaptar os conteúdos curriculares de forma eletrônica com telas iluminadas e coloridas, mas usá-las como ferramenta de apoio como recurso instrumental para ampliar o acesso ao conhecimento, olhar o mundo além das paredes da escola, na busca de dados, informações, construindo e compartilhando novos conhecimentos.
Trabalhar com algo novo exige uma ação reflexiva que não se esgota no período de formação acadêmica, mas se estende na prática profissional como uma reflexão coletiva, em parceria com teóricos e colegas.Os cursos cada vez mais frequentes à distância, trazem a possibilidade do professor buscar formação constante à sua prática pedagógica, inovando o modo de ensinar e aprender de seus alunos. Exemplo disso é o próprio curso sobre as tecnologias que estamos realizando, que nos possibilita a troca de idéias e experiências.
A criatividade, a coragem de inovar depende da auto-confiança em si e no outro. É estar ciente de que as mudanças não acontecem num piscar de olhos, mas num trabalho contínuo, a curto/médio e ou a longo prazo, buscando entre erros e acertos, aperfeiçoar cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem.
Aos governantes cabe oportunizar a toda a população o acesso aos meios tecnológicos de comunicação, pois ao contrário haverá desigualdades de acesso e de oportunidades para todos.
Referência : Educação Inovadora - Para onde caminhamos na educação-tendências na Educação. acesso http:/www.eca.usp.br/prof/moran/
Atividade a distância nº 1 da Unidade 2 do Curso sobre Tecnologias

Nenhum comentário: